Margem de lucro e markup são dois conceitos essenciais em qualquer empresa, mas muitos empresários confundem constantemente o significado e aplicação desses dois termos.
A diferença entre a margem de lucro e markup é notável, mas a confusão é válida quando não se tem o total entendimento dos conceitos.
O erro no uso desses termos pode levar a uma configuração de preços muito alta ou baixa, resultando em vendas perdidas ou lucros perdidos, respectivamente.
Esse artigo tem por objetivo tirar todas as dúvidas em relação a esses dois termos muito importantes para uma organização.
O markup é um índice utilizado para a definição do preço de venda de um produto ou serviço. É um índice aplicado no custo do produto e o resultado vai determinar o preço final de venda do mesmo.
A margem de lucro é quanto representa percentualmente o lucro em relação ao preço de venda. Ou seja, é um valor percentual.
Dessa forma, o markup é apenas um índice para definir o preço de venda, e não é considerado uma margem de lucro.
Um produto tem o custo de R$ 10,00. O seu preço de venda é R$ 15,00 nesse caso, a margem de lucro é de 50%. Mas efetivamente sabemos que o lucro real sobre este produto não é 50%. Pois destes R$ 05,00 de lucro, você precisa pagar impostos, pagar funcionários, pagar água, luz, entre outras despesas do seu estabelecimento.
Desta forma chegamos em um ponto muito importante, o mark-up é essencial para classificar seus produtos. Pois só ele consegue mensurar todos estes valores.
Existe dois tipos de mark-ups o multiplicador e o divisor. Os dois vão resultar o mesmo valor, só muda a formula de cálculo mesmo.
Não vou explicar a formula até porque não é nosso objetivo aqui. Mas vou explicar o conceito dele.
Quando você compra um produto você já está pagando ICMS sobre ele.
Este icms varia de estado para estado, mas no nosso exemplo vou usar a alíquota de 17%.
Se a sua empresa é do lucro presumido, além dos 17% você vai pagar 3% de COFINS e 0.65% de PIS. Então só aqui sua despesa já é maior que 20%.
Com o apoio da sua contabilidade, você deve mensurar o valor das suas despesas fixas. Estas despesas são luz, água, internet, salario, aluguéis, entre outros. Este valor deve ser em porcentagem também.
Então para este exemplo vamos imaginar que nosso gasto fixo é de 20%, acredite as vezes é maior que isso.
Então somando as nossas despesas de impostos, e nossos gastos fixos, já temos aproximadamente 40% de gasto sobre aquela venda.
Bom, eu como empreendedor eu quero ganhar dinheiro.
Então além de todas estas despesas eu preciso informar a minha margem de lucro líquido.
E é esta forma que o mark-up funciona, ele junta todas estas informações e lhe sugere um preço para o seu produto. Desta foram você vai conseguir saber exatamente quanto está ganhando sobre aquela venda.
E efetivamente você vai saber se vale a pena ou não vender aquele determinado produto.
Agora você começa a gerenciar efetivamente.