Empreender é mobilizar pessoas, investidores e recursos para transformar ideias em realidade. Porém, no mundo empresarial, uma ideia, por melhor que pareça, se não contemplar soluções que visem ao desenvolvimento equilibrado da economia, da sociedade e do planeta, terá cada vez menos chances de sair do papel.
Não é de hoje que a sustentabilidade tem ganhado espaço no planejamento estratégico das empresas. Cada vez mais empreendedores enxergam o desenvolvimento sustentável como fonte de vantagem competitiva sobre seus concorrentes, utilizando assim iniciativas que vão desde o uso dos recursos humanos até a minimização dos impactos no meio ambiente.
Para o empreendedor o mais importante é tomar iniciativa e buscar maneiras de reduzir o impacto ambiental causado pelo empreendimento. E isso vai desde reduzir a quantidade de matéria-prima utilizada na sua empresa, poupar a energia utilizada na produção, promover a criação de um sistema de que facilite o descarte da embalagem de produtos, até trabalhar o posicionamento da empresa de forma a conscientizar e propagar a necessidade de aderir aos desenvolvimento empresarial sustentável.
Ética, transparência, respeito à diversidade e cuidado ecológico são alguns dos valores que estruturam o chamado conceito de sustentabilidade e diferenciam líderes sustentáveis dos convencionais. Amparadas em princípios sólidos, essas lideranças sairão na frente na corrida por empreender os negócios de destaque no século XXI, pois:
– têm coragem, paixão e resiliência para promover mudanças e romper com padrões aparentemente inabaláveis:
– são empáticas e capazes de desenvolver fortes relações de sinergia; conseguem realizar amplas leituras de cenário para identificar oportunidades de negócio e inovar;
– dedicam-se a formar novos líderes por meio de seus exemplos e histórias; e compreendem a interdependência entre os sistemas produtivo, ambiental e social.
O empreendedor deve lembrar que essa é uma preocupação do seu público e que ações voltadas para a sustentabilidade, além de serem ótimas para o planeta, são um diferencial para o consumidor, e cada vez mais se torna um fator decisivo na hora da compra. Esse tipo de ação também pode reduzir os custos de produção do produto.
Ou seja, com os investimentos em sustentabilidade todos saem ganhando. O consumidor tem mais opções na hora da compra, o empreendedor ganha em diferenciação e quem sabe até em redução de custos, e o nosso planeta agradece.