Venda mais atendendo bem seus clientes

A qualidade do atendimento tem impacto direto na quantidade e na frequência com que as pessoas compram. Afinal, antes de mais nada, para vender é preciso ter um bom relacionamento com o consumidor.

Apesar de considerar fatores, como preço, qualidade do produto e condições de pagamento, o cliente também considera essencial receber toda ajuda necessária, poder tirar dúvidas e até negociar condições personalizadas para realizar a compra.

Por não dar atenção a isso, muitas empresas acabam perdendo clientes valiosos que, por estarem insatisfeitos com o atendimento prestado, procuram um concorrente melhor preparado. Por outro lado, aqueles que colocam o cliente em primeiro lugar, desde a interação inicial, vendem mais e se fortalecem.

 

 

A qualidade do atendimento tem impacto direto na quantidade e na frequência com que as pessoas compram. Afinal, antes de mais nada, para vender é preciso ter um bom relacionamento com o consumidor.

Apesar de considerar fatores, como preço, qualidade do produto e condições de pagamento, o cliente também considera essencial receber toda ajuda necessária, poder tirar dúvidas e até negociar condições personalizadas para realizar a compra.

Por não dar atenção a isso, muitas empresas acabam perdendo clientes valiosos que, por estarem insatisfeitos com o atendimento prestado, procuram um concorrente melhor preparado. Por outro lado, aqueles que colocam o cliente em primeiro lugar, desde a interação inicial, vendem mais e se fortalecem.

 

 

Ótima vantagem competitiva

Outro motivo pelo qual vale a pena fazer o máximo para prestar um atendimento de primeira é que relativamente poucas empresas se preocupam com isso ou têm ciência sobre o diferencial que este tipo de atitude pode proporcionar. Dessa forma, a carência dos clientes, no que se refere ao tratamento recebido, é enorme, assim como as oportunidades que surgem a partir desse problema generalizado.

“Toda empresa quer atender bem, o desafio está em desenvolver pessoas que tenham esse propósito. Tem o fator humano, que é ter empatia, atender com um sorriso, tratar bem, depois passa pela competência técnica e isso passa por ter etapas definidas. Uma empresa organizada que tem informações sobre os clientes e um bom software de gestão auxilia nesses processos. Nós precisamos ser especialistas: todo processo de venda de produto ou serviço precisa ter uma consultoria inclusa para tornar a experiência agradável e instrutiva,” comenta Itatiane Tamanho Dal Bem, diretora da Uninfo Sistemas.

Fica claro o imenso valor que o atendimento tem para o sucesso de uma empresa, e que isso vai muito além do aumento nas vendas, mas envolve também a imagem criada e o poder de atrair o público.