Liderança e Gerenciamento de Equipes – A Jornada do Líder

Durante sua rotina de empreendedor você já parou para se perguntar: afinal, por que aprender a ser um líder? Pois é, pequenas e simples atitudes, aplicadas de forma inteligente no seu dia a dia podem te ajudar a conquistar as pessoas, se envolver com o que temas importantes, fazer algo realmente inspirador na sua carreira, ter companheiros em sua jornada, entre diversos outros pontos que englobam a jornada do líder.

Como podemos definir liderança, um dos assuntos mais abordados na área empresarial? Seria a partir do carisma do empreendedor? Da sua Influência? A inspiração que o mesmo transmite? Sim, é possível usar como base esses pontos, porém, existem muitas razões para você iniciar a jornada. Existem muitas estradas, muitos destinos e com certeza, muitas maneiras de viajar.

Podemos mencionar que a liderança é um paradoxo, isso porque você não pode “possuí-la” diretamente, mas sim é um papel que só pode ser concedido a você através dos outros. Ela chega quando as pessoas ao seu redor, seus colaboradores, reconhecem você, sua capacidade e maestria. Ser um líder não faz sentido sem que os outros optem em viajar com você nessa jornada, afinal, um líder solitário é “como uma só mão batendo palmas”.

 

 

 

Muitas qualidade cercam um líder, porém, é importante destacar 3 pilares fundamentais: autodesenvolvimento, habilidades de comunicação e influência e pensamento sistêmico.

Em primeiro lugar, ser um líder significa desenvolver-se a si mesmo. A medida que você se torna um líder, você precisa encontrar recursos dentro de seu “eu interior”, descobrindo novos valores que você não sabia que tinha. Ao realizar isso, você torna-se mais você e atua de maneira mais precisa, pois a maior influência de um líder vem de quem ele realmente é, do que ele faz e do exemplo que ele deixará por onde passar.

Em segundo lugar, o líder inspira outros para juntar-se a ele na estrada, bem como: transmite confiança a seus funcionários, motiva o espírito de equipe, delega responsabilidades, é honesto, transparente e aprecia esforços. Sendo assim, liderança envolve habilidades de comunicar e influenciar.

Em terceiro lugar, um líder precisa olhar para frente, bem como prestar atenção onde ele esteve e onde ele está agora. O líder vê além da situação imediata. Ele vê o contexto da jornada inteira. Isso significa que ele precisa compreender o sistema do qual faz parte, ver além do óbvio, sentir como os eventos se conectam a padrões mais profundos, enquanto outros apenas vêem acontecimentos isolados. Liderança é uma combinação de quem você é, habilidades e talentos que você tem e a sua compreensão da situação ou do contexto em que você está.

Liderança se baseia em propósito, visão e valores. É muito estudo, aprimoramento, pensar no próximo e não apenas em si mesmo. Não é uma qualidade que possa ser racionada ou controlada. Sendo assim, o propósito estabelece o destino. A visão é para ver aonde você está indo e os valores para guiá-lo em direção a um futuro de sucesso sustentável a longo prazo.

Por isso, empreendedores, inspirem-se a sempre ir além, afinal, líderes são necessários para guiar a organização e desenvolver outros líderes. Sua performance e decisões terão impactos futuros de extrema relevância sobre sua organização e principalmente, sobre a vida de diversas pessoas. Por isso, informe-se, faça a diferença e honre seu papel de destaque.
Mãos a obra!