Fidelização de clientes: lucre mais gastando menos

Um dos aspectos mais importantes para que uma empresa seja bem-sucedida é a sua capacidade de manter os clientes satisfeitos e fidelizá-los, em vez de trabalhar sempre em busca de novos compradores.

Conquistar novos clientes foi, por muito tempo, considerada a principal atividade de empresas que buscam se estabelecer no mercado. Contudo, ainda que esse investimento seja importante, hoje se sabe que a fidelizar clientes é uma estratégia muito mais efetiva se você quer que sua empresa cresça e tenha lucro.

Para reter um novo consumidor, é necessário que ele conheça sua marca, confie em seus serviços e produtos e encontre diferenciais que o façam não optar pela concorrência. Tudo isso, porém, envolve investimentos onerosos em publicidade, enquanto o resultado pode ser apenas uma venda ou um contrato por curto período de tempo. Aí, você terá de, novamente, fazer novos investimentos para atrair clientes, tendo um alto custo para manter seu negócio.

Entretanto, se você investe na fidelização de clientes, toda essa etapa anterior de retenção já está cumprida, pois a pessoa já se convenceu de que vale a pena fechar negócio com sua empresa. Agora, você só precisa mantê-la interessada e isso é feito de maneira muito mais simples e barata. Além disso, esse cliente fiel gerará lucro contínuo à sua empresa, ao contrário daquele que apenas foi atraído a uma primeira compra.

 

Ciclo de venda mais curto
Conquistar um novo consumidor requer seguir um processo, no qual a pessoa interessada é convencida da importância do produto e de como este pode solucionar seus problemas.

Quando a empresa fideliza os clientes, estes não precisam mais ser convencidos de nada, tornando o ciclo de venda muito menor. Nesse caso, a única questão relevante é a demanda do cliente. Um ciclo menor significa mais vendas em menos tempo, e também menor investimento para convencer a pessoa de fazer a compra.

 

 

Aumento no consumo e na frequência da venda
O cliente que acabou de chegar, por mais que tenha se convencido durante o ciclo de venda, vai fazer um teste para descobrir se a relação comercial será bem-sucedida.

Aquele que já tem confiança nos serviços oferecidos, porém, não se preocupa com possíveis problemas, pois sabe que mesmo que ocorra algum imprevisto, este será resolvido da melhor forma possível.

Com isso, é natural que os clientes fiéis gastem mais e com maior frequência, um ótimo motivo para investir na retenção em lugar da atração de novos compradores.

 

 

Indicações de novos clientes

Outro enorme benefício que vem da fidelização são as indicações, que podem realmente impulsionar o negócio e ajudar no crescimento da operação como um todo.

Depois de passar por uma experiência de qualidade, muitos se sentem motivados a recomendar os serviços, tanto nas redes sociais quanto em seus círculos de amizades.

Como as pessoas confiam nas opiniões de amigos e conhecidos, a tendência é que levem isso em conta na hora de adquirir algum produto. Isso permite, inclusive, a chance de fidelizar novos clientes e manter o ciclo de sucesso.