Embora hoje em dia o fechamento de caixa já seja uma atividade bastante corriqueira, é importante entender para que serve e como executá-lo com eficiência.
Este processo funciona como uma conferência de valores, a fim de realizar uma checagem das operações de entrada e saída que foram executadas durante o expediente.
Mesmo sendo uma tarefa simples requer muito cuidado e atenção, afinal, trata-se de uma verificação muito importante, onde podem ser constatados possíveis erros, enganos e até mesmo a má fé de terceiros.
Para realização do processo de fechamento a atividade do operador é dividida em quatro etapas.
Ao iniciar a atividade o operador do caixa informa ao sistema um valor inicial de abertura, geralmente chamado de suprimento.
Serão as vendas emitidas no dia, juntamente com valores que saem do caixa, como sangrias, pagamentos diversos.
Processo de contagem dos valores movimentados no caixa – conforme o tipo de movimentação, Seja dinheiro, cheque, cartões etc.
A soma das entradas e saídas, sendo que estes valores devem coincidir com os obtidos na etapa anterior.
O sistema contribui para que as etapas do fechamento de caixa sejam realizadas com eficiência. Além de cada movimentação ser lançada no seu fluxo de caixa, o próprio programa realiza os cálculos e conferências necessárias.
Além disso o sistema evita que os erros aconteçam, pois tudo é feito de maneira automatizada, onde o sistema separa as operações de acordo com a forma de pagamento efetuada e disponibiliza relatórios completos e atualizações sobre as movimentações.
O sistema Slim, da Uninfo possui também a funcionalidade de PDV, que torna a rotina do seu negócio muito mais dinâmica.