A inovação não acontece por acaso

Alguns empreendedores ainda acham que inovar é puramente sorte, basta você fazer exatamente a mesma coisa todo dia até o momento que chegar a sua vez. Para estes, gosto da frase do Tiger Woods “eu tive sorte, mas só depois que comecei a treinar 10 horas por dia”.

Acho que agora você pegou, não tem mágica, nem investidor, nem anjo, nem a fórmula secreta que vai fazer a sua empresa inovar. A inovação é um processo a ser gerido e estimulado. Você precisa ter um planejamento, um norte, um alvo, algo que direcione seus esforços e estimule a cultura organizacional da sua empresa. É treino.

Para inovar, você e a sua empresa precisam treinar 10 horas todo dia (no sentido figurado). Isso é um processo contínuo e principalmente de aprendizado. Se você espera resultado rápido, talvez possa se decepcionar.

Sabemos que uma empresa precisa inovar constantemente. Estar preso ao passado é mortal para qualquer ideia e negócio, mas sabemos que é difícil inovar. Poucas pessoas gostam de mudanças, e por uma questão de conforto, tudo começa a ficar rígido e burocrático, a síndrome do “foi feito sempre assim” começa a ganhar força. A inovação precisa estar na cultura, para estar nas pessoas e consequentemente estar na empresa.

O que fazer para inovar?

Em um artigo publicado na MITSloan em 2006 Julian Birkinshaw e Michael Mol identificaram as cinco principais atividades utilizados pelas grandes empresas para inovar. Não é a formula mágica, é um norte:

Insatisfação

Já percebeu que toda grande ideia nasceu da inquietude de alguém? Da percepção que uma solução poderia ser feita melhor ou ser resolvida de forma diferente? Esta inquietude é o início de tudo. Esteja inquieto e promova este espírito para toda a sua empresa. Não espere somente para resolver problemas, esteja a frente, melhore, pense que é possível fazer diferente.

Inspiração

Para inovar é preciso inspiração, mas cuidado, se você busca inspiração aonde todos buscam, sua ideia vai ser igual a de todos. Exemplo, se você tem uma empresa de ferramentaria, aonde você busca inovação? Em feiras de ferramentaria? Em reuniões do sindicato da área? Busque lugares diferentes, inusitado pode ser uma palavra boa. Qual o problema de conversar com um médico questões da sua empresa de ferramentaria? Inspire-se de outras fontes, novos lugares, e permita-se fazer diferente e conversar com pessoas de outras áreas.

Invente e Valide

Se for errar erre rápido. Crie, invente, protótipo e experimente novas soluções. Não seja determinístico, questione e valide sua ideia na prática.

Difusão

Inovou? Compartilhe! Sua ideia pode chegar a outros lugares, e pode melhorar a partir de outras perspectivas. Não seja o guardião de uma ideia, compartilhe.

Autoria:  Rodrigo Schilling – CEO da Effortt Brasil e da Fábrica de Negócios.