6 dicas para conseguir a excelência no atendimento

Você sabe o que fazer para oferecer um excelente atendimento ao cliente? Para garantir uma boa assistência, não conte apenas com a simpatia dos atendentes, pois, um suporte de alta qualidade, exige muito mais!

Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios revelou que 61% dos clientes consideram mais importante o atendimento do que a qualidade ou o preço dos produtos e serviços. Pode-se perceber então, que uma assistência eficaz gera mais lucros para o seu negócio!

 

 

Mas, como melhorar o atendimento de sua empresa e conseguir resultados positivos? A seguir, você acompanha 6 dicas vitais para quem deseja atender bem:

1 – Treine bem sua equipe
Muitos acham que bom atendimento só é possível para pessoas que têm habilidade natural de se comunicar. Mas a verdade é que com um bom treinamento, mesmo os mais tímidos, podem se sair bem.

O primeiro passo é desenvolver as habilidades do seu time e prepará-los para lidar com qualquer situação. Use cenários comuns que podem acontecer no dia a dia, e dê exemplos de casos que já aconteceram, mostrando como reagir nestas situações. Também os coloque a par dos procedimentos internos para que tomem boas decisões e dê autonomia para ajudarem o cliente com agilidade e sem burocracia.

2 – Seja transparente
As pessoas gostam de saber o que está acontecendo enquanto recebem ajuda, e deixar as informações bem claras faz toda diferença.

Deixar o cliente sem informações sobre em que estágio está à resolução do problema pode ser frustrante, e prejudicar a experiência dele com o seu negócio e qualidade do atendimento.

3 – Solucione o problema do cliente
A sua equipe pode ter carisma, facilidade de comunicação, conhecimento sobre o negócio e todas as outras qualidades necessárias para um bom atendimento. Mas nada disso vai adiantar se não resolverem o problema do cliente rapidamente.

O primeiro passo é ouvir com atenção. Entenda exatamente qual a dificuldade da pessoa, e só depois pense em soluções adequadas para ela. Tentar adivinhar o que o cliente precisa pode piorar ainda mais as coisas.
Depois de conhecer o problema, poderá aplicar o treinamento recebido e as qualidades naturais de cada atendente para resolver a situação rapidamente, e de forma definitiva.

 

 

4 – Ofereça personalização
Criar um padrão de atendimento é muito diferente de pensar que todo mundo é igual e apresentar um suporte genérico. Muito pelo contrário, envolve reconhecer as diferenças entre cada pessoa e se aproveitar esses detalhes para enriquecer a experiência delas.

A empresa precisa se adaptar e ajudar cada consumidor para que ele tire o máximo proveito e se sinta satisfeito. Lembre-se: cada cliente é único, e deve ser tratado assim.

Por isso é importante estar atento ao histórico e descobrir os meios de contato favoritos do cliente, o que ele mais valoriza em um atendimento. Use essas informações para atendê-lo.

5 – Use tecnologia
Com a quantidade de soluções tecnológicas disponíveis, não faz sentido deixar esses recursos de lado. Agilidade na entrega de produtos e serviços pode evitar a insatisfação dos clientes, que estão cada vez mais ocupados.
Por isso, escolha bem ferramentas de gestão e automação comercial, que possibilitarão um trabalho mais completo. Vale destacar que um sistema desse tipo pode ajudar a aplicar todas as dicas que demos até agora.

O que isso prova? Que um bom sistema de gestão vai transformar completamente a relação da sua empresa com o público e permitir que o atendimento alcance o nível esperado antes do que imagina.

6 – Inove e surpreenda
Também não há motivos para se prender somente ao que já está no “manual do bom atendimento”. O que isso significa? Procure maneiras de inovar, ir além do que já é comum para ajudar a um cliente. Ele com certeza vai apreciar e retribuir esse esforço. Aliás, quanto mais conseguir surpreender positivamente seu público, maiores serão os benefícios que colherá desde já, e principalmente em longo prazo.