Você já deve ter percebido que não dá para fazer uma gestão eficiente da sua loja de armas sem contar com os benefícios de um sistema de gestão. Afinal, uma grande quantidade de dados e processos são gerados diariamente, e sem a integração de setores e processos em um único lugar fica bem mais difícil tomar as decisões. Então, como escolher o sistema de gestão mais adequado para sua empresa? Que critérios devem ser levados em consideração para evitar o investimento em um sistema inadequado?
Existe uma infinidade de sistemas de gestão online no mercado, com diferentes funcionalidades e objetivos. Vamos ajudá-lo a identificar as funcionalidades adequadas para o seu tipo de negócio e ajudá-lo a encontrar o sistema capaz de atender às suas necessidades.
Um sistema de gestão tradicional pode não trazer as funcionalidades específicas para o seu negócio, afinal, para comercializar armas são necessários vários procedimentos que não estão presentes na maioria esses sistemas.
Uma loja de varejo verá seus custos caírem significativamente e suas vendas aumentarem se escolher um software capaz de integrar frente de loja (registrando vendas, recebimentos, etc) com o controle de estoque e outros processos da retaguarda. Para uma loja de armas, espera-se além dos benefícios de uma loja normal, que automatize a entrada dos produtos,armazenamentos e controle dos registros, se a munição é adequada para a arma registrada, etc.
Procure envolver no processo de escolha, além dos gestores, os funcionários que farão uso do sistema no dia-a-dia. Eles conhecem a fundo seus processos e serão capazes de apontar todas necessidades a serem atendidas.
Para fazer a melhor escolha, fique atento aos critérios a seguir:
Verifique se o sistema de gestão em análise é capaz de trazer benefícios para sua loja: redução de custos, diminuição de tempo de operações básicas, redução de re-trabalho, melhora no atendimento ao cliente, aumento da competitividade. Confira a capacidade do fabricante em desenvolver particularidades, e também o quão flexível é o sistema para atender às especificidades de sua empresa.
Para uma loja de armas, por exemplo, é importantíssimo que o envio das informações exigidas pela Polícia Federal seja automatizada, diminuindo a burocracia e agilizando o processo.
Informações confidenciais e estratégias para a sua loja estarão sendo armazenadas e manipuladas no sistema de gestão. Além disso, a empresa responsável pelo fornecimento e manutenção do sistema terá acesso a essas informações e aos seus objetivos empresariais.
Por isso, a confiança (tanto no sistema quanto no fornecedor) é essencial nesse processo.Pesquise o histórico da empresa, fale com outros clientes e procure saber como ela lidou com problemas anteriores.
Verifique se a linguagem utilizada para desenvolver o software é conhecida e bem aceita, e se ele oferece condições de rastreabilidade que permitam identificar qual usuário executou cada transação. Recursos como criptografia e cópias de segurança são importantes para garantir a segurança e o sigilo de suas informações.
Agora que você já sabe o que levar em conta na hora de escolher o sistema de gestão ideal para a sua loja de armas, comece já a fazer essa escolha! Só não se esqueça de treinar a sua equipe para que ela faça um uso eficiente de todos os recursos da ferramenta.
Conheça mais detalhes do sistema que possui todos os mecanismos para o controle das operações de Gestão de Empresas de Armas de Fogo e Munições de maneira fácil, simples e descomplicada.