5 livros sobre gestão que todo empreendedor precisa ler

Sejam obras fictícias ou histórias reais, livros sobre gestão são sempre excelentes aliados para líderes que desejam melhorar seus conhecimentos. Isso porque trazem ensinamentos sobre várias áreas que podem ajudar o profissional a lidar com os desafios no trabalho.

Segue abaixo 7 livros sobre gestão que irão contribuir para a formação de um bom líder. Confira!

1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes
A obra escrita Stephen Covey é um excelente livro sobre gestão que não pode faltar na sua estante.
Para o autor, vencer ou fracassar é resultado de 7 hábitos que diferem as pessoas felizes, saudáveis e bem sucedidas de pessoas fracassadas, que sacrificam sua felicidade para alcançar o sucesso.
O livro é recomendado para líderes porque convida o leitor a realizar mudanças de comportamento de dentro para fora. Não importa quantas pessoas você lidere, a única pessoa que você consegue modificar é você mesmo.
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes fala de auto-domínio, trabalho em equipe, cooperação, comunicação e renovação contínua — competências altamente necessárias no mundo corporativo.

 

 

2. Como fazer amigos e influenciar pessoas
Este livro explora um ponto sensível no comportamento humano: a melhor maneira de se relacionar com as pessoas. Carnegie afirma que para se relacionar bem com as pessoas é preciso se colocar genuinamente no lugar delas, pois, dessa forma, você deixa de julgar, criticar ou condenar o próximo.
Ele ensina práticas para conquistar a confiança das pessoas, sem manipulá-las, e cita exemplos de grandes líderes, como Abraham Lincoln.

 

 

3. Primeiro quebre todas as regras
Este livro é resultado de dois estudos importantes realizados pelos autores da obra: Marcus Buckingham e Curt Coffman. A obra apresenta os princípios importantes de grandes gerentes e oferece exemplos de líderes que põem em prática os seus conhecimentos de gestão.
O livro mostra claramente a diferença entre grandes líderes e aqueles medianos, porque é preciso estar atento à natureza individual de cada funcionário e cita as habilidades que mais valorizadas.
O primeiro motivo para a leitura deste livro ser inspiradora para líderes, é que suas ideias são apoiadas em pesquisas de profundidade e não em teoria. Ele é um estudo bem fundamentado sobre o que os funcionários pensam da liderança e o que grandes gestores fazem para atingir resultados excepcionais.

 

 

4. Quem mexeu no meu queijo?
O livro de Spencer Johnson é uma obra que retrata a vida, sua dinâmica e os objetivos que muitos buscam. Ele faz uma analogia às variações do cotidiano do ser humano, sujeito a mudanças inesperadas.
Na história, os personagens vivem um desafio em busca do que eles querem ter, que no livro é representado pelo queijo. Mas, mudanças repentinas fazem com que eles busquem outras alternativas de alcançarem seus objetivos.
A mensagem passada no texto é que o cenário pode mudar a qualquer momento e que as pessoas devem estar preparadas para isso. Além disso, o ser humano nunca deve se acomodar diante de nenhuma situação, pois, ao se adaptar às mudanças, pode alcançar objetivos maiores e melhores.

 

 

5. Criatividade S.A

O livro Criatividade S.A foi escrito por Ed Catmull, um dos fundadores do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade: a Pixar. O livro narra a trajetória de sucesso do estúdio, desde os encontros com a equipe às reuniões de brainstorm.
Catmull mostra como se constrói uma cultura de criatividade em um livro para quem busca inspiração para os próprios negócios.
Sua leitura se torna interessante porque conta a história de uma empresa importante no cenário atual e que pode ser considerada um exemplo prático de criatividade. Além disso, Catmull cita no livro a importância de ter a equipe certa, pois ela é o ponto chave para se ter novas ideias. Ele também estimula o leitor a ter uma mentalidade criativa.