A gestão financeira é essencial em qualquer tipo de negócio, mas quando estamos falando de micro e pequenas empresas a atenção nesse setor deve ser redobrada.
É primordial que o empresário contrate bons profissionais da área para fazer uma gestão financeira efetiva e que não deixe a empresa na mão.
Analisar cuidadosamente os números da empresa, fazer o controle de caixa e cortar gastos é tarefa essencial para quem quer obter sucesso.
Confira 5 dicas de gestão financeira para micro e pequenas empresas.
O primeiro e mais importante passo é se planejar. Em primeiro lugar, mantenha anotações de todas as despesas da empresa. Trace objetivos, estratégias e projeções que irão te guiar.
Esse é o princípio básico de qualquer organização e deve ser levado a sério fazendo um controle de caixa bem feito.
É primordial acompanhar as suas despesas e anotar diariamente a entrada e saída de dinheiro. Ainda, faça um calendário com todas as datas de contas para pagar para que nada atrase e atrapalhe o andamento das outras tarefas.
Misturar a sua conta pessoal com a conta profissional é um erro grave quando pensamos em gestão financeira. É muito comum o empreendedor achar que pode conciliar essa tarefa, especialmente com pouco tempo de empresa, contudo é recomendado que essas contas já estejam separadas desde o início. O dinheiro que entra não é seu, é da empresa.
Nesta dica é hora de lembrar da primeira dica. Tenha seu planejamento e objetivos em mente para não gastar com coisas desnecessárias. É muito importante não se deslumbrar e manter os pés no chão, caso a empresa esteja indo bem, por exemplo.
A tecnologia deve ser usada a seu favor. Por isso, dispense processos manuais para fazer a gestão financeira da sua empresa.
A Uninfo tem o sistema que vai acompanhar a sua empresa rumo ao crescimento. É um sistema versátil e desenvolvido para se adequar a diversos segmentos. Ele conta com o recurso de gestão financeira, no qual é possível gerenciar o caixa e contas a pagar e contas a receber. Ele disponibiliza, ainda, relatórios de fluxo de caixa, previsões de pagamentos e recebimentos, resultado operacional e balancete gerencial. Ou seja, perfeito para fazer a gestão de finanças da sua empresa.