Mães empreendedoras: Dicas para aumentar a produtividade!

 

Você está pensando em ter um filho, mas questiona o impacto que ele terá no seu trabalho? Ou até mesmo, já constituiu uma família e deseja algumas dicas para auxiliar na sua organização diárias e assim proporcionar maior agilidade nas suas tarefas?
Para iniciar nossa discussão, abordamos uma pesquisa realizada por pesquisadores da Federal Reserve Bank of St. Louis, que concluíram que mães são mais produtivas se compararmos com mulheres que nunca tiveram filhos. Porém, esse dado pode levar ao seguinte questionamento: com o nascimento do bebê uma fatia da produtividade da mãe não fica comprometida? Noites mal dormidas, filhos doentes, trocas de fraldas constantemente… Essas são algumas das atividades que podem vir a minar o desempenho das mulheres, porém, também e visto que os filhos trazem um impacto positivo assim que começam a ganhar idade, pois desenvolvem ainda mais o senso de responsabilidade, compromisso, determinação e motivação, tudo isso atrelado as novas experiências que a maternidade proporciona.

Como ser uma mãe empreendedora mais produtiva?
Agora que já abordamos um pouco sobre o impacto dos filhos na vida de uma mãe, vale ressaltar dicas para tornar os dias mais longos e valiosos. Sendo elas:
* Valorize seu tempo: Sem dúvida pensar em como gerenciar o tempo entre tantas tarefas da vida de mãe, mulher, dona de casa e empreendedora é algo que parece praticamente impossível em alguns casos. Sendo assim, em meio a tantas ocupações é importante definir e separar as demandas diárias em nível de prioridade (faça listas, coloque no papel, no seu notebook, no seu smartphone), mantendo assim o foco e distribuindo seu tempo de maneira inteligente.
* Prepare seus filhos: converse e prepare seus filhos para o que vai acontecer e sobre o local que vocês estão indo, antes mesmo de sair de casa. Ao entrar no carro, por exemplo, explique a situação e esclareça a situação. Principalmente, aborde sobre quais comportamentos você não irá tolerar, assim como quais tarefas e momentos a participação deles será muito bem-vinda.


* Imponha limites: Essa é uma dica que pode ser aplicada em diversas situação da sua rotina. Pode parecer óbvio, mas muitos pais não conseguem perceber como os limites são importantes para conseguir conciliar todas tarefas do dia-a-dia com a criação dos filhos. Manter o senso de autoridade e respeito no seu lar é fundamental.
* Seja flexível: Por fim, seja flexível! Muitas vezes os dias turbulentos nos faz perder um pouco a sensibilidade para determinados momentos, por isso, não se esqueça, a maternidade é um eterno ciclo de aprendizagem e por mais que os limites sejam fundamentais na conciliação da sua vida profissional e pessoal, mantem hábitos flexíveis também ajudam as crianças a sentirem-se mais positivas e dispostas a colaborar.

Ser mãe é um desafio para a vida e assim deve ser encarado! Por isso, ao aplicar as dicas que foram passadas, saiba que nenhuma mudança ocorre por completo do dia para a noite. Seus filhos precisam se tempo para adaptar-se as novas ideias. Por isso, seja persistente e siga aprimorando a forma com que você os educa dia após dia. Com certeza assim você conseguirá administrar melhor seu tempo e seus filhos terão hábitos compatíveis com a sua necessidade de empreendedora!

Deixe uma resposta