7 passo para motivar sua equipe

Ser um líder engloba diversos fatores, entre eles encontra-se o fator de como trabalhar a motivação de equipes. Manter a equipe motivada é um dos maiores desafios que um líder pode enfrentar durante a carreira. Apesar de muitos profissionais associarem a motivação apenas ao âmbito salarial, existes diversos pontos que precisam ser levados em consideração para que o colaborador sinta-se motivado e confortável dentro do ambiente de trabalho.
É necessário entender as verdadeiras motivações pessoais de cada indivíduo, bem como sua reais necessidades, que vão desde a alimentação, instalações adequadas, equipamentos de qualidade, além é claro, de entender quais são as verdadeiras motivações pessoais de cada indivíduo.
Para colocar tudo isso em prática não é preciso de muito, basta ser humanista, ter bom senso e disposição para ajudar. Confira abaixo sete maneiras simples de motivar sua equipe!
1 – Valorize diferentes ideias
As pessoas possuem ideias e opiniões. Por isso, sempre leve em consideração as sugestões de seus colaboradores. Uma boa dica é criar um sistema de organização de ideias, algo como uma caixa de propostas ou um concurso que premie as percepções que se destacam. Assim, é possível ser igualitário e instigar a equipe a sempre se esforçar para atingir os resultados e ficar mais motivada.
2 – Estabeleça metas que possam ser alcançadas
Define para sua equipe metas claras, objetivas e possíveis. Dessa forma você estimulará seus colaboradores a atingi-las e despertará o sentimento de desejar continuar crescendo dentro da empresa. Além disso, as metas são excelentes maneiras de analisar o desempenho de cada funcionário dentro da empresa e também com seus próprios objetivos.
3 – Ofereça benefícios
Recompense seus colaboradores. Oferecer benefícios é uma forma simples e muitas vezes de baixo custo para criar vínculos com seus funcionários. Itens como cursos de idiomas, especializações, convênios com academias, cinemas, restaurantes, entre outras opções, podem deixar seus colaboradores mais felizes e engajados com a empresa.
4 – Seja presente
Um líder possui diversas funções a serem desenvolvidas ao longo de seu dia, porém, é essencial reservar um tempo para se dedicar a sua equipe. Mostre-se acessível, disposto a orientar e ajudar seus funcionários com o que for preciso. São atitudes simples que revelam seu espírito de liderança e que farão com que seus colaboradores sintam-se prestigiados e felizes em poder fazer parte da sua empresa.
5 – Mostre qual o papel de cada um no plano estratégico da empresa
Deixar claro para a sua equipe onde você deseja chegar com a empresa é fundamental. É de extrema importância que cada colaborador saiba como a direção planejou o futuro da organização, bem como quais são as estratégias e táticas envolvidas. E, além de esclarecer a visão para o futuro, é extremamente relevante mostrar o papel de cada colaborador e qual sua importância no processo.
6 – Seja humanista
Todo bom gestor deve compreende que, além de métricas e resultados, a empresa é composta por seres humanos. Por isso, é preciso compreender seus anseios e não simplesmente tratá-los como executores de tarefas. Saiba entender cada colaborador de forma individual e criar relações sinceras e respeitosas com cada um deles.
7 – Celebre as conquistas
Reconheça o esforço e dedicação dos seus funcionários. Celebre as conquistas e o bom desempenho da equipe a cada meta atingida. Pode ser um café da manhã, um almoço empresarial, um grito de guerra, happy hour. Assim, você elevará o espírito de time, além de deixar o ambienta de trabalho mais saudável.
Agora é mãos a massa. Siga essa 7 dicas e com certeza conquistará um equipe mais engajada, motivada e disposta a vestir 100% a camisa da equipe!

Deixe uma resposta