Tudo o que você precisa saber sobre a Nota Fiscal 4.0

O mês de agosto inicia com novidades para quem é usuário de Nota Fiscal, afinal, entra em vigor a NF-e 4.0 . O novo modelo, que se aplica a compra e vendas de produtos, possui regras específicas e novidades com relação ao padrão NF-e 3.10, até então utilizado.

A Uninfo Sistemas, preocupada em facilitar e simplificar a rotina dos seus clientes, preparou este artigo que, complementa as informações apresentadas pelo nosso setor de Atenção ao Cliente, esclarecendo as principais mudanças na NF-e 4.0.

O primeiro cuidado refere-se a informação do Número do Benefício Fiscal (cBenef) com relação da UF de destino, que passa a ser obrigatório no arquivo XML da NF-e. Além disso, precisa ser especificada a referência da NF (refNF), que indica a qual nota se refere o documento. Outro destaque é o modelo correto para venda ao consumidor, que passa a ser o 02, Nota Fiscal Consumidor.

O Indicador de Presença (indPres), já existente na versão NF-e 3.10, passa a conter novas indicações. São elas:
0. Não se aplica (quando nota complementar ou de ajustes);
1. Operação presencial;
2. Operação não presencial, pela internet (exemplo e-commerce e lojas virtuais);
3. Operação não presencial, por teleatendimento;
4. NFC-e em operação com entrega a domicílio;
5. Operação presencial, fora do estabelecimento (em domicílio);
9. Operação não presencial, outros.

Outra modalidade que possui novos campos de preenchimento é Modalidade de Frete, que deve indicar se o transporte é feito por conta do emitente, destinatário, terceiros ou ainda, sem frete.

Outras novidades da NF-e 4.0 são as informações de valor de PI na devolução (vIPIDevol), que precisa ser informado em casos de devolução com emissão própria, e o CNPJ do Fabricante (CNPJFab), que deve estar referenciado quando o Indicador de Escala de Produção (indEscala) for do tipo “não relevante”. O detalhe de pagamento (detPag) passa a ser também obrigatório, devendo a NF-e explicitar a forma de pagamento.

A questão do Código de Barras (cEANTrib) também demanda cuidado no preenchimento, pois deve conter o tipo, distinguido pelo total de caracteres.

Os números aceitos são: 0, 8, 12, 13, 14 e, quando não houver, deverá ser informado “SEM GTIN”.

Por fim, os produtos especiais, rastreados por agências regulatórias, no novo modelo de NF-e passam ser informados na tag “rastro”.

Vale ressaltar que Uninfo Sistemas já utiliza da NF-E 4.0 e também oferece treinamento para seus colaboradores e parceiros.

Entre em contato conosco!

 

6 dicas para conseguir a excelência no atendimento

Você sabe o que fazer para oferecer um excelente atendimento ao cliente? Para garantir uma boa assistência, não conte apenas com a simpatia dos atendentes, pois, um suporte de alta qualidade, exige muito mais!

Uma pesquisa realizada pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios revelou que 61% dos clientes consideram mais importante o atendimento do que a qualidade ou o preço dos produtos e serviços. Pode-se perceber então, que uma assistência eficaz gera mais lucros para o seu negócio!

Mas, como melhorar o atendimento de sua empresa e conseguir resultados positivos? A seguir, você acompanha 6 dicas vitais para quem deseja atender bem:

1 – Treine bem sua equipe
Muitos acham que bom atendimento só é possível para pessoas que têm habilidade natural de se comunicar. Mas a verdade é que com um bom treinamento, mesmo os mais tímidos, podem se sair bem.

O primeiro passo é desenvolver as habilidades do seu time e prepará-los para lidar com qualquer situação. Use cenários comuns que podem acontecer no dia a dia, e dê exemplos de casos que já aconteceram, mostrando como reagir nestas situações. Também os coloque a par dos procedimentos internos para que tomem boas decisões e dê autonomia para ajudarem o cliente com agilidade e sem burocracia.

2 – Seja transparente
As pessoas gostam de saber o que está acontecendo enquanto recebem ajuda, e deixar as informações bem claras faz toda diferença.

Deixar o cliente sem informações sobre em que estágio está à resolução do problema pode ser frustrante, e prejudicar a experiência dele com o seu negócio e qualidade do atendimento.

3 – Solucione o problema do cliente
A sua equipe pode ter carisma, facilidade de comunicação, conhecimento sobre o negócio e todas as outras qualidades necessárias para um bom atendimento. Mas nada disso vai adiantar se não resolverem o problema do cliente rapidamente.

O primeiro passo é ouvir com atenção. Entenda exatamente qual a dificuldade da pessoa, e só depois pense em soluções adequadas para ela. Tentar adivinhar o que o cliente precisa pode piorar ainda mais as coisas.
Depois de conhecer o problema, poderá aplicar o treinamento recebido e as qualidades naturais de cada atendente para resolver a situação rapidamente, e de forma definitiva.

4 – Ofereça personalização
Criar um padrão de atendimento é muito diferente de pensar que todo mundo é igual e apresentar um suporte genérico. Muito pelo contrário, envolve reconhecer as diferenças entre cada pessoa e se aproveitar esses detalhes para enriquecer a experiência delas.

A empresa precisa se adaptar e ajudar cada consumidor para que ele tire o máximo proveito e se sinta satisfeito. Lembre-se: cada cliente é único, e deve ser tratado assim.

Por isso é importante estar atento ao histórico e descobrir os meios de contato favoritos do cliente, o que ele mais valoriza em um atendimento. Use essas informações para atendê-lo.

5 – Use tecnologia
Com a quantidade de soluções tecnológicas disponíveis, não faz sentido deixar esses recursos de lado. Agilidade na entrega de produtos e serviços pode evitar a insatisfação dos clientes, que estão cada vez mais ocupados.
Por isso, escolha bem ferramentas de gestão e automação comercial, que possibilitarão um trabalho mais completo. Vale destacar que um sistema desse tipo pode ajudar a aplicar todas as dicas que demos até agora.

O que isso prova? Que um bom sistema de gestão vai transformar completamente a relação da sua empresa com o público e permitir que o atendimento alcance o nível esperado antes do que imagina.

6 – Inove e surpreenda
Também não há motivos para se prender somente ao que já está no “manual do bom atendimento”. O que isso significa? Procure maneiras de inovar, ir além do que já é comum para ajudar a um cliente. Ele com certeza vai apreciar e retribuir esse esforço. Aliás, quanto mais conseguir surpreender positivamente seu público, maiores serão os benefícios que colherá desde já, e principalmente em longo prazo.

 

Fidelização de clientes: lucre mais gastando menos

Um dos aspectos mais importantes para que uma empresa seja bem-sucedida é a sua capacidade de manter os clientes satisfeitos e fidelizá-los, em vez de trabalhar sempre em busca de novos compradores.

Conquistar novos clientes foi, por muito tempo, considerada a principal atividade de empresas que buscam se estabelecer no mercado. Contudo, ainda que esse investimento seja importante, hoje se sabe que a fidelizar clientes é uma estratégia muito mais efetiva se você quer que sua empresa cresça e tenha lucro.

Para reter um novo consumidor, é necessário que ele conheça sua marca, confie em seus serviços e produtos e encontre diferenciais que o façam não optar pela concorrência. Tudo isso, porém, envolve investimentos onerosos em publicidade, enquanto o resultado pode ser apenas uma venda ou um contrato por curto período de tempo. Aí, você terá de, novamente, fazer novos investimentos para atrair clientes, tendo um alto custo para manter seu negócio.

Entretanto, se você investe na fidelização de clientes, toda essa etapa anterior de retenção já está cumprida, pois a pessoa já se convenceu de que vale a pena fechar negócio com sua empresa. Agora, você só precisa mantê-la interessada e isso é feito de maneira muito mais simples e barata. Além disso, esse cliente fiel gerará lucro contínuo à sua empresa, ao contrário daquele que apenas foi atraído a uma primeira compra.

 

Ciclo de venda mais curto
Conquistar um novo consumidor requer seguir um processo, no qual a pessoa interessada é convencida da importância do produto e de como este pode solucionar seus problemas.

Quando a empresa fideliza os clientes, estes não precisam mais ser convencidos de nada, tornando o ciclo de venda muito menor. Nesse caso, a única questão relevante é a demanda do cliente. Um ciclo menor significa mais vendas em menos tempo, e também menor investimento para convencer a pessoa de fazer a compra.

Aumento no consumo e na frequência da venda
O cliente que acabou de chegar, por mais que tenha se convencido durante o ciclo de venda, vai fazer um teste para descobrir se a relação comercial será bem-sucedida.

Aquele que já tem confiança nos serviços oferecidos, porém, não se preocupa com possíveis problemas, pois sabe que mesmo que ocorra algum imprevisto, este será resolvido da melhor forma possível.

Com isso, é natural que os clientes fiéis gastem mais e com maior frequência, um ótimo motivo para investir na retenção em lugar da atração de novos compradores.

Indicações de novos clientes

Outro enorme benefício que vem da fidelização são as indicações, que podem realmente impulsionar o negócio e ajudar no crescimento da operação como um todo.

Depois de passar por uma experiência de qualidade, muitos se sentem motivados a recomendar os serviços, tanto nas redes sociais quanto em seus círculos de amizades.

Como as pessoas confiam nas opiniões de amigos e conhecidos, a tendência é que levem isso em conta na hora de adquirir algum produto. Isso permite, inclusive, a chance de fidelizar novos clientes e manter o ciclo de sucesso.

 

ASSISTEC gestão rápida e flexível para prestadores de serviços

O ASSISTEC é a solução da Uninfo totalmente voltada a empresas de Assistência Técnica e Prestadores de Serviços, independente do porte da empresa.

Para facilitar o processo de gestão da prestação de serviços, sejam eles prestados a empresas ou ao consumidor final, o Assistec reúne um conjunto de ferramentas que englobam controles sobre a prestação de serviços por clientes, agendas de atividades, assistência técnica, além da emissão e controle de ordens de serviços, relatórios de visitas e automação do faturamento de serviços prestados e reembolsos de despesas.

Através de consultas e relatórios avançados a empresa pode controlar a demanda de serviços por clientes, a situação de cada prestação, alocação e disponibilidade de recursos e tomar decisões rápidas e precisas.

Resultados para sua empresa

Aumento do faturamento através da agilidade no atendimento e fidelização dos clientes;

Aumento da qualidade de gestão dos serviços através de acompanhamento de resultados por meio de indicadores e relatórios;

Clientes mais satisfeitos com o atendimento mais ágil através de rápidas consultas de históricos de relacionamento com o cliente;

Diminuição de custos com serviços não contratados por meio de controle e facilidade de consulta de contratos firmados com o cliente;

Gestão de empenho de esforço por cliente com detalhamento de horas trabalhadas por serviço;

 

Conheça melhor o Assistec. Agende a visita de um consultor da Uninfo: (49) 2049-5900.

 

Venda mais atendendo bem seus clientes

A qualidade do atendimento tem impacto direto na quantidade e na frequência com que as pessoas compram. Afinal, antes de mais nada, para vender é preciso ter um bom relacionamento com o consumidor.

Apesar de considerar fatores, como preço, qualidade do produto e condições de pagamento, o cliente também considera essencial receber toda ajuda necessária, poder tirar dúvidas e até negociar condições personalizadas para realizar a compra.

Por não dar atenção a isso, muitas empresas acabam perdendo clientes valiosos que, por estarem insatisfeitos com o atendimento prestado, procuram um concorrente melhor preparado. Por outro lado, aqueles que colocam o cliente em primeiro lugar, desde a interação inicial, vendem mais e se fortalecem.

Bom atendimento gera credibilidade

Na mente do consumidor, uma empresa que atende bem é mais confiável e capacitada. Já uma que atende mal tem a sua reputação manchada e perde muito espaço, realizando menos vendas, deixando de fechar acordos e parcerias importantes.

Além disso, com a enorme rapidez com que as informações se espalham pela internet, especialmente por meio das redes sociais, qualquer experiência de atendimento, boa ou ruim, tende a ser amplificada. Lembre-se, no entanto, que quando um boato negativo se espalha, dificilmente ele será esquecido.
Por isso, vale a pena apostar em um atendimento de qualidade, que ajudará sua empresa a ganhar o respeito dos concorrentes e a admiração dos clientes.

Ótima vantagem competitiva

Outro motivo pelo qual vale a pena fazer o máximo para prestar um atendimento de primeira é que relativamente poucas empresas se preocupam com isso ou têm ciência sobre o diferencial que este tipo de atitude pode proporcionar. Dessa forma, a carência dos clientes, no que se refere ao tratamento recebido, é enorme, assim como as oportunidades que surgem a partir desse problema generalizado.

“Toda empresa quer atender bem, o desafio está em desenvolver pessoas que tenham esse propósito. Tem o fator humano, que é ter empatia, atender com um sorriso, tratar bem, depois passa pela competência técnica e isso passa por ter etapas definidas. Uma empresa organizada que tem informações sobre os clientes e um bom software de gestão auxilia nesses processos. Nós precisamos ser especialistas: todo processo de venda de produto ou serviço precisa ter uma consultoria inclusa para tornar a experiência agradável e instrutiva,” comenta Itatiane Tamanho Dal Bem, diretora da Uninfo Sistemas.

Fica claro o imenso valor que o atendimento tem para o sucesso de uma empresa, e que isso vai muito além do aumento nas vendas, mas envolve também a imagem criada e o poder de atrair o público.

 

Como a tecnologia ajuda empresas na crise

Softwares de gestão geram produtividade e inovação e podem fazer a diferença em momentos de dificuldade econômica, como o atual.

UNINFO - Como a tecnologia ajuda empresas na crise

A crise econômica está forçando empresas a se adaptar a tempos de redução de custos e apertos financeiros. Mas há exceções. Enquanto uma parte enxuga os negócios, outra faz o caminho inverso: investe em tecnologia mirando tempos melhores, por meio da automatização de processos internos e externos gerada pela adoção de softwares de gestão.

“As empresas que entenderam que a automação traz benefícios têm investido de maneira sábia para capturar esses benefícios da tecnologia. Mas ainda vemos empresas que pararam no tempo. São dois grandes blocos, que, provavelmente, terão destinos diferentes”, afirma Ricardo Chisman, líder de technology Consulting da Accenture, empresa especializada em consultoria de gestão. “Estamos em um momento de buscar eficiência. E a tecnologia é uma das alavancas para alcançar esse objetivo.”

Para entender os benefícios de um sistema de gestão integrada (ERP Suíte), é preciso imaginar aqueles processos manuais, demorados, burocráticos, que exigem a movimentação de muitos profissionais em uma empresa. “Um ERP automatiza todos esses procedimentos em menos tempo, e com agilidade e eficiência. Faz o processo ganhar dinamismo, diminui as margens de erro e entrega ótimos resultados”, afirma Chisman.

“O software pode substituir trabalhos repetitivos e operacionais, o que reduz custos e aumenta a produtividade”, diz Lawrence Koo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Segundo ele, sistemas de gestão integrada trazem maior controle às operações, dando uma visão em tempo real dos indicadores de desempenho das funções vitais de gestão. Isso ajuda as empresas a passar até por crises econômicas.

Softwares de gestão podem ser aliados eficientes de companhias de qualquer porte. Há a necessidade de investimento para ter um software confiável e de qualidade, e a crise não pode ser um empecilho. “Este é um momento estratégico para investir em tecnologia. É uma grande oportunidade de mirar projetos que tragam produtividade a médio e longo prazo”, afirma Chisman.

O retorno do investimento em softwares de gestão é garantido. Segundo a edição de 2015 da Pesquisa Anual do Uso de TI, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp), somente na última década, para cada 1% a mais de gasto em investimento na área de TI em indústrias de capital aberto, o lucro aumentou 7%, em dois anos. A pesquisa ouviu 6 000 grandes e médias empresas.

Não são só os grandes grupos que podem se beneficiar. Para Chisman, empresas de pequeno porte, muitas vezes, conseguem alcançar resultados até melhores do que as grandes corporações, com o uso de sistemas de ERP. “Empresas menores têm mais facilidade para se adaptar às ferramentas do que as grandes”, diz Chisman. “As maiores, por serem muito complexas, precisam de customizações para adequação às suas necessidades. As pequenas podem utilizar pacotes de softwares básicos e, mesmo assim, se beneficiar e ganhar muita produtividade”, afirma.

Para o professor Lawrence Koo, a principal vantagem de utilização de um software nacional de gestão é a adaptabilidade à legislação brasileira. Essa característica é difícil de encontrar em fabricantes de ERP de fora do país, porque são frequentes as mudanças nas legislações fiscal e tributária no Brasil.

Os especialistas ressaltam também a necessidade de ter um objetivo bem definido ao optar por um software de gestão empresarial, para não fazer um investimento em algo que não irá suprir as necessidades da empresa. “O sistema melhora o negócio quando é bem gerido ou pode engessar muito, quando mal administrado”, diz Koo. “O segredo é a aderência: encontrar uma solução ideal para seu modelo de negócio. Outro ponto importante é ter um bom suporte, um ecossistema, com um bom time de profissionais para implantar e gerir o sistema”, diz Chisman.

“Softwares de gestão ajudam a superar obstáculos e jogam a favor das empresas. É uma oportunidade ótima”, afirma Chisman. “Quem compreender essas possibilidades ganhará produtividade e fará a diferença no negócio, ainda mais em momentos de dificuldade econômica, como o atual.”

 

Fonte:
Como a tecnologia ajuda empresas na crise

 

PDV de cara nova

A Uninfo Sistemas está executando mudanças no módulo de Frente de Caixa de seus sistemas. Elas têm o objetivo de atender às solicitações recebidas e na melhoria da usabilidade. Nossa intenção é simplificar o trabalho, tornando a execução das tarefas mais ágil e com experiência de uso melhorada.
Uma das principais funções do novo Frente de Caixa da Uninfo é a possibilidade de customizar as cores e o “layout” (skin). Na prática isso significa que o PDV pode ficar com as as cores da sua empresa, aumentando a exposição e agregando valor à sua marca.
Mais bonito, mais clean, mais leve…

A atualização já está disponível! Entre em contato e agende a atualização gratuitamente.

PDV completo para sua empresa
O módulo de Frente de Caixa da Uninfo Sistemas, presente no SLIM, MIDDLE e HIGHEND é a solução perfeita para seu comércio. Confira algumas da funções:
• Abertura e fechamento de caixa separado por operador
• Lançamentos de reforço e sangria de caixa
• Controle de descontos e cancelamentos através de senha gerencial remota ou local
• Personalização da tela do PDV
• Integração com vários periféricos (leitores de códigos de barras, balanças, micro terminais, impressoras fiscais, e outros)
• Geração e utilização de Cód. de barras próprio
• Homologação TEF nas principais operadoras de cartão
• Importação de D.A.V

 

Ciclo de palestras Uninfo em Planalto – RS

Aconteceu no dia 08 de maio, mais um encontro do Ciclo de Palestras Uninfo, dessa vez em Planalto, Rio Grande do Sul. A palestrante foi a diretora do Grupo Uninfo, Itatiane Tamanho Dal Bem, com o tema “A tecnologia como um ELO na Gestão Empresarial”. A palestra mostrou como a tecnologia, aliada ás pessoas e aos processos, podem simplificar a gestão e como esse conceito pode ser aplicado nas empresas de uma forma simples e descomplicada.

Segundo Daniel Renei Valicheski, da Virtual Center, a palestra foi importante por levar esse conceito para as empresas de Planalto e região. “Muitas vezes é difícil falar de gestão de uma forma avançada e também de uma forma leve e descontraída. E a Itatiane conseguiu isso, de uma maneira que empolgou a todos e nos fez ver que a gestão de uma empresa pode ser mais humana e com foco na construção de um mundo melhor para todos”.

“Para nós é sempre uma alegria poder levar conhecimento, compartilhar informações, falar sobre tecnologia humanizada, que é o diferencial da Uninfo. Não vendemos apenas softwares, por que isso é apenas uma parte da demanda de uma empresa. Nos preocupamos em atender as empresas no melhoramento dos processos, da gestão e potencializar o que há de melhor em cada pessoa e assim termos uma ambiente harmônico, propício para o crescimento”, analisou Itatiane.

O Ciclo de palestras Uninfo faz parte da Universidade C09orporativa Uninfo, que visa preparar e potencializar as pessoas e empresas para atingirem seu objetivos.

Entre em contato pelo fone (49) 2049-5900 para levar o Ciclo de Palestras Uninfo para sua cidade ou empresa.

Automatização dos xml das notas fiscais

Você está cansado de aguardar o e-mail com o xml das notas fiscais, para lançar a nota de entrada? A Uninfo Sistemas tem a solução para este problema!

Através do Manifesto Destinatário, uma nova função de nosso sistema, é possível fazer o download e o lançamento da nota de entrada, de forma automática. Mas não é só isso, o Manifesto Destinatário traz mais transparência para as operações comerciais, aumentando a segurança das informações e reduz o risco de fraudes.

As principais vantagens para sua empresa:
• Saber imediatamente todas as Notas Fiscais Eletrônicas emitidas contra sua empresa em qualquer lugar do país;
• Ter um controle de todas as operações: concluídas e não concluídas;
• Download automático de todos os xml de Notas Fiscais. Nunca mais dependa de fornecedores para enviar os arquivos;
• Segurança. Uma vez manifestada, a Nota Fiscal não pode mais ser cancelada. Isso mitiga o risco de alguém emitir uma nota só para transportar material e depois cancelar;

É mais praticidade, segurança e agilidade para sua empresa!

Entre em contato pelo fone (49) 2049-5900 para maiores informações.

 

Como utilizar a experiência do cliente a seu favor?

Para iniciarmos a reflexão sobre como realizar um pós venda eficaz e realmente válido, é preciso ter em mente a real definição sobre o que é a “experiência do cliente”.

Como o próprio nome sugere, o termo refere-se a percepção que o consumidor construiu sobre determinado produto ou serviço após as várias interações que teve com ele. Isso inclui todos os contatos feitos com a empresa antes da compra, durante o fechamento do negócio e também no pós-venda. Sendo assim, quanto mais positivas forem as experiências, maiores as chances dele se tornar um cliente fiel.

Um case de sucesso que podemos utilizar para exemplificar melhor a importância da experiência do cliente é a Netflix. Desde quando a empresa entregava DVDs na casa dos seus clientes, seu foco sempre foi priorizar a boa relação com o consumidor. Atualmente, uma das características que mais atrai o cliente para o seu serviço é o famoso “um mês grátis”. E é aí que começa a experiência. Mas o mais importante é que essa experiência não termina quando ele finalmente assina o serviço de streaming.

A Netflix também coloca em prática a estratégia de experiência do cliente de diversas outras maneiras, como no atendimento facilitado e rápido, nos recados personalizados para os consumidores em suas redes sociais, na produção de séries originais e nas divulgações criativas pensadas para usuários específicos de seu serviço. Desse modo, ela garante ao seu público sempre as melhores experiências.

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Mas afinal o que você, como empreendedor, pode fazer melhorar a experiência com o seu cliente e como pode aplicar esse método de maneira efetiva?

1 – Ofereça um diferencial
Muitas vezes no mercado é fácil encontrar “mais do mesmo”, empresas que não oferecem um diferencial. Se sua empresa estiver nesse grupo, é possível que muitas vezes o seu concorrente esteja proporcionando algo que o seu público não encontra na sua empresa.Por isso, seja sincero consigo mesmo e se pergunte: quais características únicas e exclusivas eu ofereço para melhorar a experiência do meu cliente? Com as respostas, você vai conseguir desenvolver ações para fisgá-lo com mais facilidade e, posteriormente, fidelizá-lo.

2 – Fique atento às interações
Seus consumidores normalmente irão deixar rastros através de suas interações. Independente do canal, seja por e-mail, redes sociais, telefone, aplicativos… Sempre é importante dar a atenção necessária para esse diálogo que acontece entre consumidor e empresa.

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3 – Atenda às necessidades dos consumidores

Para que uma experiência seja no mínimo boa é necessário que a empresa cumpra com a promessa de atender à necessidade do cliente com a qual se comprometeu. Qualquer coisa diferente disso vai acabar caracterizando uma experiência ruim. Por exemplo: se um consumidor está procurando um carro de alta potência para fazer trilhas e você garante que o seu é o melhor da categoria, não pode entregar um carro nem de baixa, nem de média potência.

4 – Escute o seu cliente

Escutar é a palavra-chave para proporcionar a melhor experiência aos seus clientes. Portanto, aproveite todas as oportunidades que tiver, tanto para ouvi-los quanto para conhecê-los mais. Isso facilita o trabalho de personalização da experiência e estreita a relação entre consumidor e empresa. Além disso, é muito importante que você não fique esperando por uma reclamação, mas, sim, que procure por esse retorno do cliente para saber como está sendo a experiência dele com o seu serviço ou produto.

6 – Dê sempre retorno aos clientes

Sabe aquela frase “Faça aos outros o que gostaria que fizessem para você”? Nos negócios podemos adaptá-la para “Ofereça a seus clientes o que gostaria que oferecessem para você”. Portanto, sempre dê retorno aos seus consumidores. Diga como eles são responsáveis por sua empresa alcançar determinados resultados e mostre a importância que eles têm. Afinal, quando esse retorno é dado de forma genuína, ele gera reciprocidade e engajamento do consumidor. Lembre-se sempre: apenas clientes que são surpreendidos positivamente por suas experiências de compra são capazes de se tornar embaixadores de uma marca.

Fonte: Conta Azul